Analisar Mercados

Conheça os mercados antes de negociar Opções Binárias

Ao negociar Opções Binárias terá que ter uma noção sustentada das estratégias que vai utilizar de modo a que consiga bons resultados, boa gestão de risco, minimização de erros, maximização dos lucros. Mas não se preocupe, porque você vai aprender todos os detalhes sobre as opções binárias e sobre o funcionamento dos mercados neste artigo.

Porque é que precisa de conhecer os mercados?

Grande parte dos investidores acredita que as Opções Binárias tornam-se complexas a partir do momento em que começa a perceber a complexidade de variáveis que determinam se você ganha ou perde numa transação. Isso acontece porque você não adquiriu os conhecimentos adequados para partir para a aventura!

Aliás, 90% dos investidores nem sequer perde tempo para ler e perceber todas as vantagens e desvantagens das opções binárias. Isso faz com que percam dinheiro pois tomam as Opções Binárias como um jogo de sorte ou azar.

Evite adivinhar o futuro dos mercados e dedique-se a ganhar o máximo de conhecimento: os mercados estão cheios de sinais que permitem que você perceba que posição deve tomar: comprar, vender ou ficar de fora. Aproveite esses sinais através de 2 armas fundamentais que vamos mostrar neste artigo: A Análise Fundamental e a Análise Técnica.

Análise Técnica ou Análise Fundamental?

Não é uma decisão instantânea, mas antes de decidir por um dos dois métodos: não escolha o mais fácil nem o mais acessível, mas aquele caminho que acha que faz realmente mover os mercados financeiros. Tudo tem uma técnica!

Procure inspiração:

  • Livros sobre Opções Binárias;
  • Histórias de sucesso em Opções Binárias ou em geral no mercado Financeiro;
  • Procure um mentor. Alguém que lhe guie passo a passo pelo mundo das Opções Binárias. Estes guias e tutoriais podem servir de excelente mentor;
  • Sinta os mercados. Veja gráficos, visite as salas de mercados da sua região!
  • Teste e reateste. Só assim saberá se está a seguir o caminho correto.

Depois escolha: Análise Técnica ou Análise Fundamental.

A Análise Técnica

A Análise Técnica aplicada às Opções Binárias refere-se à análise do preço do ativo subjacente e de dados históricos gerados pelo movimento das cotações. A Análise Técnica está fortemente ligada à Psicologia pois responde às questões: “Será que este padrão de preços vai repetir-se? Será este padrão identificável?”; na prática estamos a efetuar uma análise comportamental: “Será que o Comportamento é consistente? Será que conseguimos segmentar este comportamento?”

Análise Técnica

O método da Análise Técnica está fortemente ligado ao Padrão Comportamental “A, B, C”. Questionamos: Qual foi o antecedente? Qual foi o comportamento? Qual foi a consequência? Será que esta cadeia de comportamentos tenderá a repetir-se no futuro? Em caso afirmativo vamos negociar esse comportamento!

Materializando a Análise Técnica

A Análise Técnica permite o estudo do preço e da sua variação. Para tal pode utilizar a sua própria visão, indicadores, linhas, círculos, gráficos, entre outros. O objetivo é perceber se é possível gerar lucro seguindo esses parâmetros.

Existem vários indicadores na Análise Técnica como estocásticos, Médias Móveis Exponenciais, números Fibonacci e outros que são alguns dos indicadores que também funcionam muitas vezes combinados entre si e que formam por vezes fórmulas e sistemas que poderá utilizar para negociar as Opções Binárias.

Análise Técnica + Opções Binárias = Dinheiro!

A análise dos Ativos Subjacentes das Opções Binárias via Análise Técnica permite conhecer como é que o mercado vai reagir ao movimento dos preços e eventualmente em certos intervalos de preços e valores de referência no passado. Isto está intrinsecamente ligado à psicologia dos investidores e a uma lógica de interpretação do mercado como um todo.

No mundo das Opções Binárias você está a investir para si mas não se esqueça que o mercado não se interessa com a forma como você se posiciona nas transações: você é que tem que procurar perceber como é que o mercado vai mover e como vão os outros traders reagir. É assim que o melhor Trader deve pensar: observar a evolução dos mercados, encontrar o momento certo para investir e encontrar o momento certo para encerrar a sua posição.

Exemplo Prático de Análise Técnica nas Opções Binárias

Os brokers de Opções Binárias não tendem a dispor dos melhores gráficos para elaboração de Análise Técnica, portanto sugiro que você utilize outro software para esse efeito – como exemplo a plataforma Metatrader.

Vamos assumir que queremos negociar uma opção binária simples no EUR/USD – temos que adivinhar se o preço vai estar mais alto ou mais baixo até ao momento de expiração.

Em tempo real, abrimos a plataforma Metatrader com o gráfico de 1 minuto do EUR/USD como a imagem em baixo mostra:

  • Desenhamos uma linha que faz a média das últimas 50 cotações no mercado e que vai evoluindo assim que surgem novas cotações que quando a cotação está acima dessa linha têm tendência a subir e quando está abaixo dessa linha têm tendência a descer – a isto designamos de médias móveis;

metatrader

Assim sendo, a nossa estratégia passa por comprar uma Call sempre que a cotação passa sobre essa linha, Média Móvel de 50 minutos, e vender sempre que passa sob a mesma linha. Isto é o mais simples e efetivo da análise técnica! Experimente numa conta de demonstração e observe os resultados!

Comprar - Call

Depois, é só aguardar 300 segundos que é quando o momento de expiração é atingido e observar o retorno obtido. Poderá ganhar 75% com um investimento simples como este.

Materializando a Análise Fundamental

Por oposição à Análise Técnica, a Análise Fundamental não procura perceber o funcionamento e psicologia dos investidores nem tão pouco se interessa pelo movimento dos preços. A análise Fundamental trabalha os indicadores relativos aos resultados financeiros e operacionais da Empresa ou Ativo Subjacente que você está a negociar. Se você vai negociar a Apple interessa-lhe saber como é que a empresa está em termos de saúde de modo a obter uma valorização da empresa como um todo.

Se o valor da empresa que você obtiver for inferior ao valor de mercado, então você deve procurar investir em Opções Put da empresa. Se o valor da empresa for superior ao valor do mercado, você procurará investir em Opções Call da empresa.

Existe um grande senão: As opções binárias são instrumentos de curto prazo e esse tipo de análise não permite gerar boas inferências. Mas a análise fundamental também se expande às notícias que são lançadas nos Mídias e à forma como essas notícias afetam a empresa.

Exemplo prático de Análise Fundamental nas Opções Binárias

Tomando novamente o gráfico do EUR/USD:

Análise Fundamental - Opções Binárias

Vamos supor que o Banco Central Europeu vai lançar neste preciso momento uma subida das taxas de juro. Você sabe que quando as taxas de juros sobem, a liquidez diminui e em consequência o preço da moeda aumenta. Se houver uma subida das taxas de juro de referência por parte do BCE você vai procurar ter uma Call nas Opções Binárias sobre o EUR/USD.

Com este tipo de estratégias de Análise Fundamental, o importante será o momentum do seu investimento: importa estar com um sistema que lhe envie as notícias ao minuto, ao segundo, para não perder pitada.

O que vem a seguir?

Toda a sua estratégia estará a balançar nestes 2 polos: Análise Técnica e Análise Fundamental. É com estas 2 ferramentas que poderá desenvolver um sistema altamente lucrativo para si na negociação de Opções Binárias. Nos próximos capítulos vamos olhar para os Padrões das Velas de Preços: Estes padrões, intrinsecamente ligados à Análise Técnica podem revelar-se muito lucrativos nas opções binárias!


Deixar uma resposta