velas

Negoceie os mercados com os Padrões das Velas de preços

As Velas de Preços, também conhecidas por Velas Japonesas, permitem um bom sumário do que se passou no movimento do preço, num intervalo de tempo, nos mercados financeiros. Desta forma conseguirá agrupar vários dados individuais e gerar informação útil à realização de transações lucrativas.

Na prática, As Velas de Preços são a forma mais útil e comum de analisar o preço dos ativos ao invés de gerar apenas um gráfico de linhas.

Gráfico de Linhas vs Gráfico de Velas Japonesas

O Gráfico de Linhas é apenas a coleção de dados relativamente ao movimento de preços num ponto específico do tempo e a correspondente união de todos os pontos observados. Cada ponto representa o preço de fecho do ativo em análise.

Exemplo Prático: Se gerarmos nas ações do Índice Alemão DAX um gráfico de linhas com um intervalo de 1 minuto, a cada minuto é gerado um ponto no gráfico, de forma contínua.

Gráfico de Linhas

As Velas de Preços vão permitir gerar gráficos mais complexos, mas também mais completos: por cada dado gerado obtemos: o preço de abertura desse intervalo de tempo, o preço de fecho desse intervalo, o máximo e o mínimo observado. Isto torna a análise muito mais interessante para as opções binárias!

Velas de Preços

No gráfico Velas de Preços podemos identificar o efeito de todas as velas juntas que advém da diferenciação entre as velas verdes e vermelhas: quando o verde tem maior intensidade então há maior poder de compra e isso provoca subidas nos preços; reciprocamente quando a cor vermelha é mais intensa, há claramente um maior poder vendedor, provocando uma descida nos preços.

Exemplo prático: Só com esta representação pode definir uma estratégia para Opções binárias: Compras uma Call depois de observar duas velas verdes e comprar uma put depois de observar duas velas vermelhas. Apenas e somente isto permitir-lhe-á acertar em mais de 50% das situações e permitir que ao fim do dia tenha um resultado sempre positivo. É evidente que esta estratégia pode ser afinada de modo a maximizar os retornos.

Exemplo - Velas de Preços

O que é que as Candlesticks escondem?

As candlesticks dão 4 informações importantes, que vamos descriminar em baixo mas acabam sempre por ocultar as evoluções do preço entre o topo e o mínimo de cada vela japonesa – se estivermos a analisar velas com um intervalo de tempo para cada uma de 1 dia, muita informação importante acaba por estar ocultada.

A solução passa por juntar a sua experiência à análise dos gráficos de Velas e à capacidade de você resumir a informação que observa nos gráficos utilizando diferentes períodos de tempo (ex: Veja o gráfico diário e dentro dos últimos 5 dias, observe o gráfico horário de modo a expandir a informação que já tem).

A informação contida numa Vela de Preços

Numa vela japonesa consideramos um bloco largo que indica a extensão entre o preço de abertura e o preço de fecho da vela – este é o corpo da vela. No caso em que o corpo da vela estiver a negro ou a vermelho significa que o preço de fecho foi mais baixo do que o preço de abertura; se o corpo da vela estiver a branco ou a verde significa que o preço de fecho foi mais elevado que o preço de abertura. Observamos na imagem em baixo as duas cores de preenchimento e o que significa dada um dos níveis, dependendo da cor do corpo.

Vela Japonesa

Com cores diferentes:

Velas Japonesas - Cores Diferentes

Por último definimos a sombra superior e a sombra inferior que completam as zonas adjacentes ao corpo da vela.

3 formas de negociar Opções Binárias com o poder das Velas de Preços

  1. Padrões de Cada Vela Individualmente – Existem certos padrões que permitem que você coloque calls e puts nas opções binárias diretamente após a observação dos padrões das Velas. Apenas 1 vela de preços pode determinar como é que o mercado vai reagir nos momentos seguintes.
  2. Padrões das velas em conjunto – Juntando mais do que uma vela, é possível distinguir padrões comuns que tendem a indicar uma alteração no rumo do mercado ou uma prolongação do mesmo rumo, de modo que poderá investir em calls e puts com o output gerado por estes padrões.
  3. Criar indicadores baseados nos dados gerados pelas Velas de Preços – Esta é a forma mais complexa de utilizar as Velas, todavia pode ser muito proveitosa porque você pode criar indicadores que utilizem o movimento dos preços reportado pelas velas que retiram o essencial da oscilação do poder da oferta e da procura.

Você terá que encontrar o seu método e esta informação vai ser determinante para o conseguir. Nos próximos capítulos vamos aprofundar a temática das estratégias de investimento através das Velas de Preços bem como outras estratégias que podem gerar retornos espetaculares nas Opções Binárias.


Deixar uma resposta