Negociar entre Suportes e Resistências

Negociando entre suportes e resistências

Uma das teorias mais populares na Análise Técnica é a negociação através de Suportes e Resistências. Com esta teoria conseguirá interpretar grande parte dos gráficos gerados pelas Velas de Preços e eventualmente definir o seu sistema de trading.

Suporte vs Resistência

Um Suporte é um nível em que o ativo subjacente teve dificuldade em romper em baixa anteriormente. A intuição sobre os níveis e áreas de suporte nos gráficos é que: quando o preço atinge um Suporte, pára! E cambia a direção, subindo a cotação rapidamente.

Uma Resistência define exatamente o inverso. A Resistência é um nível de preços em que o ativo subjacente tem dificuldade em romper em alta. A intuição por trás de uma resistência é que quando o preço a atinge, ele pára e inverte a direção, descendo rapidamente.

A imagem em baixo mostra o funcionamento de um suporte e de uma resistência:

suporte e resistência

O preço do nível de suporte é o valor em que o ativo subjacente tem maior dificuldade em romper em baixa. Quanto mais vezes o preço tocar num nível de suporte, mais significância ganha esta cotação. A Resistência é exatamente o oposto. A Resistência é o nível em que o ativo subjacente tem maior dificuldade em romper em alta. Quanto mais vezes o preço tocar num nível de resistência, mais forte e significante esta se torna.

Se você encontrar uma área de resistência ou suporte e acreditar que este não será rompido, pode então utilizar as opções binárias para negociar estes níveis. Mesmo que haja um rompimento do nível, as suas perdas estarão limitadas ao capital que você investiu e os seus lucros caso a sua previsão aconteça, são absolutamente espectaculares.

A melhor forma de aprender este fenómeno é através de exemplos. Aqui vão eles.

Previsão: O Ouro não vai mover abaixo da zona de suporte

Vamos assumir que os futuros do Ouro estão a negociar a 1610 neste preciso momento e você verifica uma zona de suporte na zona dos 1600 e decide especular sobre este movimento definindo que o preço não vai romper os 1600 em baixa.

No gráfico em baixo vemos o movimento dos preços junto da área de suporte sobre o ouro. Definimos a área de suporte como os 1600. Relembre que o nível de suporte é um valor em que o ativo subjacente tem dificuldade em romper em baixa. Neste exemplo o preço atingiu os 1600 várias vezes mas nunca o ultrapassou em baixa.

ouro

Dica: Para desvendar áreas de suporte tente também procurar por números redondos: 1000, 1200, 1400, 1600, 2000. A psicologia defende que os investidores tendem a encontrar áreas de suporte e resistência em torno destes valores. Nos casos de ativos nunca antes cotados em bolsa, é nestas zonas que os primeiros suportes e resistências são criados.

Entrada na Transação: Você compra uma Opção Binária No Touch com uma previsão no valor de 1598$. Vamos supor que você investe 100$ nesta transação.

Qual o resultado da Transação? Se a sua teoria estiver correta e os futuros ficarem acima dos 1600$ durante o tempo previsto, você conseguirá obter um lucro de 80% ou mais: ficando no final com 180$.

Negociação entre “Ranges

Quando um ativo subjacente fica encalhado entre uma área de suportes e resistências, nós dizemos que está a “Lateralizar” ou que está dentro de um “Range”. Os Ranges são zonas de consolidação dos preços do ativo e isso significa, na prática, que o ativo subjacente não está a mover-se numa direção ou noutra por um certo valor, durante um determinado período de tempo.

range

Quando um ativo subjacente encontra-se num range, podemos também utilizar opções binárias para ganhar dinheiro. Nesta situação utilizaríamos as opções Double No Touch investindo na hipótese de que o preço iria continuar neste range de suporte e resistência.

Quando um ativo subjacente fica preso/encalhado entre estes 2 valores, ou seja: tem dificuldade em mover-se acima do nível de resistência e abaixo do nível de suporte, nós referimos que o subjacente está preso num range. Quando isto acontece basta que você invista na hipótese de que o ativo vai continuar a negociar neste range de preços no futuro.

Vamos ver um exemplo para você começar a interiorizar o conceito.

Exemplo de Transação com Ranges

Vamos assumir novamente que o preço dos futuros do ouro estão a negociar nos 1600$ e que você encontra uma resistência nos 1610 e um suporte nos 1590$. Você acredita que o preço do ouro vai continuar dentro deste range.

Entrada na Transação: Você compra uma Opção Double No Touch com Previsões nos Níveis 1610$ e 1590$. Imagine que investe 100$ nestas opções.

Resultado: Se na data de expiração o preço do ouro está entre os 1590$ e os 1610$, então você terá um lucro fantástico superior a 80%: 180$ ou mais que receberá. Se a sua previsão não estiver correta, você perderá os 100$ ou menos (dependendo da corretora) que investiu nestas opções.

O Range Trading é assim uma forma de acertar nas suas transações com maior probabilidade. Imagine que você tem 3 transações consecutivas com sucesso. O seu lucro será:

(100$+0.8*100$) + (100$+0.8*100$)*0.8 + [(100$+0.8*100$)+(100$+0.8*100$)*0.8]*0.8 -100$

Complicámos aqui a conta certo? Mas o resultado é simples: Com 100$ de investimento e 3 transações com sucesso, você ganha: 483.2$. Confira! Quase 4x mais o montante que você investiu. E isto assumindo que o seu retorno é de 80%. Mas poderá ser sempre mais, dependendo da plataforma de forex escolhida!


Deixar uma resposta